segunda-feira, 13 de julho de 2009

Straight Edge...against the current.

As vezes me pego lembrando de como as coisas eram há alguns(não muitos) anos atrás. Quando comecei a ter contato com o hardcore/punk, o que me atraia era a intensidade dos shows, desde as bandas, até mesmo o público, que diferente de hoje, não possuia um padrão hardcoreano, tanto para roupas, quanto para posturas, o que me faz acreditar que era tudo muito mais sincero, estética era o que menos importava. Diferente disso, ultimamente tenho visto que hardcore para muitas pessoas tem sido levado como uma forma de ganhar status e nos shows isso tem se tornado bem perceptível. Vejo que quase ninguém se interessa pelo que as bandas têm a dizer, quase ninguém mais tem se interessado pelo que hardcore oferece além da música. O hardcore sempre foi um meio de mostrar indignação e raiva dos padrões/valores impostos pela sociedade através da música. Como diz a música do Minor Threat "out of step with the world". Mas, atualmente isso tem sido o que menos importa pra muita gente. Algo que me incomoda. Ver que o hardcore, algo que possui uma mensagem que vai muito além da música, que sempre se opõe as regras, que está sempre contra a correnteza vem sendo a cada dia mais padronizado, sendo transformado em um grande desfile de moda, para muitas pessoas tem sido muito mais importante ter roupas bonitas, agitar "bonito" nos shows do que absover a mensagem passada pelas bandas(tanto nas letras quanto no que falam durante os shows) e pelos eventos.
Enquanto isso a essência da coisa vai sendo perdida, o que era pra ser usado como forma de contestação começa a ser resumido em apenas música e roupas.
Outra coisa que tenho visto bastante, cada vez em maior quantidade(e que tem me incomodado também) é gente com tendências conservadoras dentro do hardcore. Como eu disse anteriormente, o hardcore sempre foi contra os valores que nos são impostos, ou seja, totalmente oposto a qualquer tipo de moralismo, preconceito ou qualquer outra tendência conservadora. O lugar de gente conservadora é em casa vendo Datena, na igreja ou em qualquer outro lugar que não seja em show de hardcore.

2 comentários:

  1. concordo plenamente, abaixo aos parasitas na cena!
    xxx

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, para de se incomodar tanto, deixa o povo ser feliz....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir